Área atleta          OK  

Ligações úteis

 

Rugby

História do Rugby

A versão tradicional da história do Rugby diz que o criador deste desporto foi William Webb Ellis, um estudante londrino. Durante uma partida de futebol realizada em 1823 na Rugby School, o jovem teria ficado irritado com a monotonia do jogo e teria agarrado a bola nos braços e corrido o campo, provocando a ira de seus colegas, que tentaram pará-lo, agarrando-o de qualquer maneira.

Outra versão diz que a bola era carregada com os braços com frequência durante os anos de 1820 e 1830. Estudantes da Rugby School dizem também que a bola carregada fazia parte do jogo há muito tempo, contrariando a história de William.

Apesar da contradição da origem, importantes instituições como a French Rugby Federation concedem grande importância à manutenção do túmulo de William Webb Ellis como um símbolo do surgimento do rugby. William viveu como pastor e foi sepultado no cemitério marítimo em Menton, França.

Em 1871 foi fundada a Rugby Union em Londres, e da Inglaterra expandiu-se para o mundo. No País de Gales, onde o rugby tem raízes profundas principalmente na população humilde, encontrou terreno propício para o seu desenvolvimento auxiliado pelo espírito do povo. Posteriormente foi levado para a Escócia, Irlanda, continente europeu (notadamente para a França) e navegou rumo às colónias do Império Britânico: Austrália, África do Sul, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos da América.

Um evento importantíssimo para o rugby é o Torneio das Seis Nações, realizado anualmente pelas equipes da Inglaterra, País de Gales, Irlanda, Escócia, França e Itália. Além deste evento, existe o torneio das Três Nações, disputado por Nova Zelândia, Austrália e África do Sul. Além desses campeonatos, as principais selecções do mundo disputam anualmente uma série de amistosos, denominados Tests, os quais são muito valorizados no mundo do rugby.

O rugby é o segundo desporto de equipas mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol. Disputado em mais de cem países, é extremamente popular no Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, sendo essas as grandes forças do desporto. É também bastante popular na França, Itália e Argentina. Apesar disto, está fora dos Jogos Olímpicos desde 1928.

A Copa do Mundo de Rugby é o principal evento entre selecções. Disputada a cada quatro anos, trata-se do terceiro evento desportivo mais visto no planeta, ficando atrás apenas da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos.

O espírito do rugby é uma doutrina para seus praticantes. Prega-se que o desporto é praticado por um grupo de trinta pessoas, que somente no momento do jogo divide-se em dois grupos de quinze.

Portanto, fora do campo, não há lugar para rivalidades e atitudes anti desportivas. Prova disso é que após as partidas, os jogadores tradicionalmente reúnem-se no chamado "terceiro tempo" em que, com muita cerveja e alegria, cantam, socializam e comentam os principais lances da partida.

Rugby em Portugal Apesar das suspeitas de que este poderá ter sido praticado em Portugal ainda no final do séc. XIX, as pesquisas que alguns autores, como o falecido Eng. Vasco Pinto de Magalhães, conduziram sobre a história do rugby em Portugal apontam para o dia 11 de Dezembro de 1903 como o primeiro momento de que existe prova documental da realização de um jogo entre oficiais de uma esquadra inglesa e o Lisbon Football Club, num campo deste clube, na Cruz Quebrada. Tais encontros continuam a repetir-se na zona de Lisboa e mesmo na região do Porto mas apenas entre equipas constituídas exclusivamente por britânicos.Há notícias, através de Alberto de Freitas, de que o rugby foi efemeramente introduzido em 1919 por Cândido de Oliveira aos alunos da Casa Pia que lhe chamaram Jogo da Azeitona. Esta prática dura apenas até ao ano de 1921 e teve um carácter ocasional.No entanto, só em 1922 se verifica um facto que contribuirá decisivamente para a introdução do rugby entre os portugueses, quando o Royal Football Clube, decidiu lançar um novo desporto - o rugby - sob proposta de alguns membros franceses.

Entre estes é importante referir, pelo seu conhecimento e papel desempenhado, o nome de Maurice Baillehache (antigo capitão do Havre Atlhletic Club e da Selecção da Normandia) e também o do português Francisco Xavier de Araújo (que tinha tomado contacto com o jogo durante os seus estudos em Inglaterra e Escócia). São eles que impulsionaram a realização do primeiro encontro com participantes portugueses, em 22 de Março de 1922 num jogo entre o Royal Football Clube e os britânicos do Exiles. Ainda em Novembro de 1922 disputa-se o primeiro jogo entre duas equipas portuguesas - o Sporting Clube de Portugal e o Royal F.C.

 A partir desta data, sob a égide do Sporting Clube de Portugal, que sucedeu ao Royal F.C. (extinto em 1923) como pioneiro do rugby em Portugal, é formada em 24 de Janeiro de 1927 a Associação de Rugby de Lisboa. Foram seus fundadores o Sporting e outros clubes que formaram equipas a partir de antigos praticantes do Sporting - Sport Lisboa e Benfica, Ginásio Clube Português e Carcavelinhos Football Club. Nessa mesma época realiza-se o primeiro campeonato de Lisboa, ganho pelo Sporting Clube de Portugal Em 13 de Abril de 1935 disputa-se em Lisboa o primeiro jogo internacional, Portugal - Espanha, ganho pelos espanhóis por 6-5. Este contacto é repetido em Madrid em 1936, ainda com vitória espanhola, à qual se seguem 18 anos sem jogos internacionais, até 1954. Merece ainda destaque a progressiva divulgação das Leis do Jogo de Rugby (ao tempo chamadas Regras), que foi iniciada em 1926 e 1927 de forma ainda reduzida, sendo retomada pela A.R.S. na primeira edição oficial em 1942/43, e continuada em versões de actualização.  Em 23 de Setembro de 1957 é criada a Federação Portuguesa de Rugby, cujo sócio fundador foi a Associação de Rugby de Lisboa (ARL). A A.R.L. termina a sua actividade com a tomada de posse dos Corpos Sociais da F.P.R. em Julho de 1958.